‘7 de Setembro na Tela’: Prefeitura de Juazeiro premia participantes do concurso virtual entre linhas de frente das fanfarras escolares

Início ‘7 de Setembro na Tela’: Prefeitura de Juazeiro premia participantes do concurso virtual entre linhas de frente das fanfarras escolares

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta quarta-feira (15) a entrega da premiação do concurso virtual “7 de Setembro na Tela”. Participaram da competição, cinco escolas municipais da sede e interior do município, que competiram em categorias que compõem a linha de frente das fanfarras escolares. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada com a participação da prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, da secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida e de representantes das escolas participantes.

O público pôde votar nas escolas municipais Professora Terezinha Ferreira de Oliveira, Professora Iracy Nunes da Silva, 2 de Julho e Paulo VI, entre os dias 7 e 9 de setembro, através de formulário eletrônico. Mais de 26 mil votos foram contabilizados e a Escola Municipal 2 de Julho, localizada no distrito de Maniçoba, que concorreu em todas as categorias, foi premiada com o primeiro lugar em todos os segmentos disputados (mor, balizadores, regente, pelotões cívico e coreográfico, e cartel).

Também foram premiados na segunda colocação as Escolas Municipais Iracy Nunes da Silva (categorias pelotões cívico e coreográfico, mor e balizadores), Terezinha Ferreira de Oliveira (cartel) e Paulo VI (regente). Além dos participantes da competição, representantes da Escola Municipal Promenor, Fundação Lar Feliz e Professor Simão Amorim Durando, de Petrolina (PE), também receberam troféus por participação especial no evento “7 de Setembro na Tela”.

A prefeita Suzana Ramos destacou o interesse do município no resgate, valorização e fortalecimento do movimento de fanfarras na sede e interior. “Resgatar as fanfarras é um sonho e tudo que o município puder investir para promover esse resgate, irá fazer. Esse investimento é uma forma de alcançar a juventude e evitar a sua vulnerabilidade em vários aspectos”, destacou a prefeita Suzana Ramos.

(Foto: Marcel Cordeiro/PMJ)

Resgate

Ítalo Klainer Oliveira recebeu o troféu de primeiro lugar na categoria regente, representando a Escola Municipal 2 de Julho. Para ele, após um ano sem movimentação de fanfarras, devido à pandemia de Covid-19, a participação em iniciativas que resgatam a emoção das fanfarras é gratificante.

“Quando veio o convite da atual gestão para participar do evento, ficamos muito felizes por ter um 7 de setembro. É uma data que para gente, fanfarreiro, até os nossos anos contamos a partir da participação nesse evento. Então, foi muito gratificante, a nossa banda conseguiu se destacar em todos os periféricos que participou e se consagrar como  a melhor apresentação”, enfatizou Ítalo.

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, também destacou a emoção que as fanfarras proporcionam e ressaltou o apoio do município, através da Seduc, para a iniciativa.

“O movimento de fanfarras é uma iniciativa que une e confraterniza, além de também ser uma forma de engajamento no mercado de trabalho, pois vejo aqui alguns ex-alunos que hoje cursam música devido à essa identificação. A Seduc está aqui para apoiar e fortalecer esse movimento, que tem também uma importância cultural muito forte em nosso município”, finalizou Normeide.

Texto: Brena Souza –  Ascom/Seduc/PMJ

Compartilhar