Agosto Dourado: gestantes atendidas na UBS Mussambê recebem orientações sobre aleitamento materno

Início Agosto Dourado: gestantes atendidas na UBS Mussambê recebem orientações sobre aleitamento materno

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (10) uma palestra para as gestantes que fazem acompanhamento pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mussambê. As orientações fazem parte da programação do Agosto Dourado, da Sesau, que destaca a importância do aleitamento materno.

O aleitamento materno é um alimento de ouro para os bebês. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a orientação é que o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê traz benefícios para mães e filhos. A “Sala de Espera” organizada pela Sesau destacou também a importância da amamentação logo que o bebê nasce, no chamado “Golden Hour”, fortalecendo o vínculo entre mãe e bebê.

De acordo com a diretora de Atenção Primária à Saúde, Marcela Oliveira, levar o tema da amamentação destacado pelo Agosto Dourado para as mães atendidas nas UBSs é uma forma de proteger a saúde dos bebês. “A proteção do aleitamento materno é um dever de todos. É preciso que esta mãe tenha uma rede de apoio que a oriente sobre esta importância. A Golden Hour, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho, este bebê tem mais chances de conseguir manter o aleitamento exclusivo até os seis meses de vida e tem risco diminuído de infecções. Este leite materno é a primeira dose de anticorpos ainda na sala de parto”, disse.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar