Central do Empreendedor será mais uma ferramenta modernizada para quem quer investir em Juazeiro

Início Central do Empreendedor será mais uma ferramenta modernizada para quem quer investir em Juazeiro

Em breve, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), irá oferecer uma nova estrutura ao município, com equipe qualificada para atender empresas de pequeno e médio porte, além de potenciais investidores. Será a Central do Empreendedor, que funcionará na Rua Antônio Cursino, Centro.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Neiva, essa é mais uma iniciativa da atual gestão para auxiliar o setor produtivo em um momento crítico por conta da pandemia.

Canal de interação entre a Prefeitura e os empresários, a Sala do Empreendedor, equipamento lotado na ADEAP, busca, dentro das suas atividades a simplificação e desburocratização de processos, serviços inerentes ao MEI – como formalização, alteração e Baixa no Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI), Dispensa de Alvará, orientações gerais sobre direitos e deveres do MEI, Declaração anual do SIMEI e presta atendimento a empresários que pretendem investir no município.

Juntamente com serviços de outras pastas, a nova Central pretende priorizar uma assistência mais personalizada, digitalizada e menos burocrática. “Queremos incentivar as pessoas a empreenderem em nossa cidade, contribuindo para a movimentação da economia após esse período de retração”, defende Neiva.

Além de facilitar a abertura de empresas, a desburocratização de processos é uma prioridade para a administração municipal. Neiva acrescenta que isso será possível graças ao trabalho da equipe em identificar os gargalos. “Desde o início do ano nos empenhamos em reunir os setores envolvidos e perceber onde estava o problema, para a partir disso realizar as melhorias necessárias”, conta.

Espaço Colaborar

Além dos demais serviços disponibilizados na Agência, dentro da Central também irá funcionar o Espaço Colaborar, uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), que tem o objetivo de fortalecer e integrar diversos ecossistemas de inovação. Conhecido mundialmente de como Coworkings, o espaço permitirá a troca de experiências e criatividade, possibilitando que cidadãos e empresas desenvolvam seus negócios.

Atualmente, a Sala funciona no prédio da ACIAJ, na Praça da Misericórdia, no Centro de Juazeiro.

Texto: Milena Pacheco – Ascom/ADEAP/PMJ

Compartilhar