‘Dezembro Vermelho’: Prefeitura de Juazeiro realizará atualização virtual para profissionais de saúde sobre HIV/Aids

Início ‘Dezembro Vermelho’: Prefeitura de Juazeiro realizará atualização virtual para profissionais de saúde sobre HIV/Aids

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue com a programação em alusão ao ‘Dezembro Vermelho’, mês de luta contra a Aids. No dia 17, profissionais de saúde das Unidades Básicas (UBSs) do município farão uma atualização sobre HIV/Aids. O evento será virtual e tem como objetivo a promoção e prevenção da saúde da população.

A enfermeira do Centro de Informações IST/HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA), Magna Cavalcanti, fala sobre a importância da atualização para os profissionais e também para a população. “É de fundamental importância, uma vez que estes profissionais são aconselhadores e executores de testes de HIV nas UBSs e necessitam estar atualizados com os protocolos do Ministério da Saúde. Para a população, a atualização promove maior acessibilidade, diagnóstico precoce, tratamento e vínculo com a equipe”, enfatiza.

Na atualização serão apresentados os temas “Cenário epidemiológico do HIV/Aids do município de Juazeiro-BA” e “Manejo clínico do HIV/Aids”. O encontro será realizado através de uma webconferência, das 8h30 às 11h30. De acordo com Magna Cavalcanti, o evento foi planejado para que todos os profissionais possam participar, sem que haja suspensão das atividades nas UBSs e para aqueles que não puderem, também terão como acompanhar depois. “A webconferência será gravada para os profissionais que não puderem assistir pela manhã”, concluiu a enfermeira.

Dados

O último boletim epidemiológico sobre HIV/Aids, publicado este ano, mostra que de 2011 a 2020, foram notificados em Juazeiro 218 novos casos de HIV e 380 de Aids. Em 2021, até o mês de novembro, foram confirmados no município 23 casos de HIV e 28 de Aids. Dos 51 casos deste ano, 73% foram de pessoas do sexo masculino.

Texto: Aucilania Soares – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar