Garantindo mais qualidade à saúde bucal, prefeita Suzana Ramos reinaugura Centro de Especialidades Odontológicas do João Paulo II

Início Garantindo mais qualidade à saúde bucal, prefeita Suzana Ramos reinaugura Centro de Especialidades Odontológicas do João Paulo II

A prefeita Suzana Ramos reinaugurou nesta quinta-feira (23), junto ao secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica no bairro João Paulo II. As obras de readequação iniciaram no dia 4 de outubro e o prédio passou por várias modificações para a melhoria dos atendimentos.

A prefeita destacou que a reinauguração do CEO tem um significado muito importante para as pessoas. “Estou muito feliz. O CEO reformado dá dignidade às pessoas. É a humanização que temos falado tanto. Estou muito feliz que neste primeiro ano de governo, a gente se esforçou muito e já entregou muitas coisa”, disse a Suzana Ramos.

“Essa reinauguração proporciona um melhor atendimento à população. É com muito orgulho que estamos entregando este prédio, foi uma solicitação da nossa prefeita Suzana para melhor cuidar das pessoas. Estamos cuidando da saúde bucal”, destacou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

A reinauguração contou com a presença dos vereadores Gildásio, Renato Brandão, Aníbal, Gledson Azevedo, Mundeco, Neguinha da Santa Casa, do ex-prefeito Joseph Bandeira e do assessor especial da prefeitura, Allan Jones. O coordenador do CEO do João Paulo II, Maurício Guerra disse estar muito entusiasmado de estar à frente da unidade. “Aqui temos uma equipe extremamente capacitada, que já tinha sido premiada nas avaliações do Ministério da Saúde, ficando entre os seis melhores CEOs do mesmo porte da Bahia, incluindo os três CEOs de Salvador”, declarou.

Modificações do prédio

A unidade possuía sérios problemas de infiltrações, danos em toda a rede elétrica, com paredes que, segundo colaboradores da unidade, não recebiam manutenção de pintura há 4 anos. “Foi mexido na parte de estrutura com recuperação de lajes que estavam caindo. Colocamos mantas para evitar as constantes infiltrações que havia no prédio. Recuperamos a parte de pintura em toda a unidade e refizemos a parte elétrica que já apresentava risco. Também houve mudança em todas as torneiras da unidade, visto que estamos em período de pandemia, para evitar que haja contato com as mãos dos funcionários e população. Elas são abertas apenas um toque com o cotovelo”, explicou o diretor de Transportes, Serviços e Bens da Sesau, Luiz Fernando Lima.

A parte externa do piso também foi modificada. “Na parte que era areia, colocamos brita para evitar os alagamentos em períodos chuvosos. O piso da entrada também precisou ser modificado, pois já estava muito danificado. Foi instalado o calçamento intertravado”, disse o diretor de Transportes, Serviços e Bens da Sesau.

Além da estrutura do prédio, o CEO também estava com grande parte dos equipamentos odontológicos apresentando problemas técnicos. “O CEO possui sete consultórios odontológicos e mais da metade dos equipamentos nós encontramos com problemas técnicos. Todos eles precisaram passar por assistência e já estão em pleno atendimento à população”, explicou o diretor de Saúde Bucal, Marcos Jorge de Sá Silva.

Para a readequação do CEO foram investidos, com recurso próprio, em torno de R$ 60 mil. Mesmo em reforma, o atendimento à população não foi interrompido. “Para não prejudicar a população, fazíamos os trabalhos de readequação em horário alternativo ao da unidade, das 16h às 22h”, destacou Luiz Fernando Lima.

Atendimento no CEO João Paulo II

O Centro de Especialidades Odontológicas de Juazeiro é uma unidade de referência para toda rede de saúde do município. É primeiro lugar entre os CEOs da Bahia e entre os 10 melhores do Brasil em atendimento. O Centro de Especialidades Odontológicas do João Paulo II atende mais de 200 pacientes por mês, os quais são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. No local, são oferecidos os serviços de endodontia (tratamento de canal), prótese, periodontia (trata doenças da gengiva), cirurgias bucomaxilofacial e odontopediatria.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ

Fotos: Marcel Cordeiro/PMJ

Compartilhar