Gestantes de Juazeiro tomam vacina contra a Covid-19 e afirmam: “sentimento é de alívio”

Início Gestantes de Juazeiro tomam vacina contra a Covid-19 e afirmam: “sentimento é de alívio”

Neste sábado (31) a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) realizou o plantão de vacinação contra a Covid-19. Gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto) buscaram pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Angary para receberem a primeira dose da vacina contra a doença. Também tomaram a vacina, mulheres gestantes e puérperas que já tinham recebido a primeira dose com o fabricante Ozford/Astrazeneca e que ainda fazem parte destes dois grupos. No local estes públicos receberam a vacina Pfizer, um dos imunizantes permitidos, segundo a orientação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Mosivânia dos Santos está gestante. Ela tinha tomado a primeira dose com a Oxford/Astrazeneca. Quando houve a suspensão da aplicação deste fabricante no grupo de gestantes e puérperas, ela ficou apreensiva, aguardando pela conclusão da imunização. Mosivânia tomou a Pfizer e ficou mais aliviada. “Quando soube que podia tomar a Pfizer fiquei muito alegre e satisfeita. Chamei meu esposo e vim logo. Foi bem tranquilo”, disse.

Bruna Regina está no quinto mês de gestação e foi neste sábado tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “O medo dessa pandemia triplica na gestação. Muito legal ter tomado a vacina, dá um alívio”, destacou a gestante.

Damiana de Oliveira Silva está com 10 semanas de gestação. “É um sentimento de gratidão, porque a gente está começando o processo de imunização. Mas é preciso continuar com os cuidados”, destacou Damiana.

Balanço

Ao todo, neste sábado, 55 gestantes e puérperas tomaram a vacina. Também houve vacinação de primeira dose na zona rural. 575 pessoas receberam a dose 1 contra a Covid-19. Ao todo, 630 pessoas receberam a primeira dose. Hoje também foi aplicada a segunda dose. Ao todo, foram 266 doses 2.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar