No “Dia Nacional de Combate ao Racismo”, Prefeitura de Juazeiro promove sensibilização com colaboradores da Educação

Início No “Dia Nacional de Combate ao Racismo”, Prefeitura de Juazeiro promove sensibilização com colaboradores da Educação

No “Dia Nacional do Combate ao Racismo”, celebrado em 18 de novembro, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou um momento de sensibilização com os colaboradores que atuam no prédio da Secretaria. Durante a entrada para início das atividades, os servidores foram abordados por equipes do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi) da Seduc,  e puderam ter um momento de reflexão sobre o “que é o racismo?”, além de conhecer personalidades  que lutam contra a problemática social.

Em murais fixados no corredor, os colaboradores expuseram opiniões acerca do racismo estrutural e conheceram expressões comuns, mas que possuem cargas racistas, como “inveja branca”, “não sou tuas negas” e “da cor do pecado”.  Além disso, também estavam expostas fotos e biografias de personalidades negras que se destacam na sociedade e que lutam contra o racismo.

Para a coordenadora do Napsi, Creuza Lima, a ideia de promover a sensibilização teve o intuito de contribuir para a conscientização sobre o problema dentro do ambiente de trabalho, e permitir a disseminação dessa informação para além do aspecto institucional.

“A gente entende que quebrando esse tipo de comportamento dentro do nosso espaço de trabalho, além de melhorar o relacionamento entre as pessoas, eles terão a oportunidade de levar essa informação também para seu ambiente familiar e fortalecer essa luta contra o racismo”, explicou Creuza.

A sensibilização integra as ações do projeto “Educação sem racismo”, promovido pela Seduc, e que também realizará uma live sobre a temática no próximo dia 22 de novembro, através do canal Seduc Juazeiro-BA, no Youtube, às 9h.

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Compartilhar