Pacientes cadastrados no Cerpris de Juazeiro realizam medições para confecção de equipamentos de locomoção

Início Pacientes cadastrados no Cerpris de Juazeiro realizam medições para confecção de equipamentos de locomoção

Os pacientes cadastrados no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris) de Juazeiro que estão à espera de equipamentos de locomoção como órteses, próteses e mesas auxiliares, realizaram nesta segunda-feira (13) as medições para a confecção destes materiais. O procedimento é feito pela equipe do Cerpris junto à empresa que produz os equipamentos especiais feitos sob medida para as necessidades do paciente.

Um dos pacientes que estavam fazendo medições na unidade foi o pequeno William, de 8 anos. Ele possui microcefalia e paralisia cerebral. O garoto já utiliza cadeira de rodas adaptada que recebeu no Cerpris e agora aguarda a produção de órteses para o pé, perna e mãos. “Ele necessita de alguns materiais para auxiliar na qualidade de vida. William vai precisar de órtese para o pé, para manter a amplitude de movimento para manter os movimentos dos músculos. Também vai precisar de órtese para manter a musculatura do joelho e das mãos”, disse a fisioterapeuta e gerente de órteses, próteses e mesas auxiliares de locomoção (OPM) do Cerpris, Marcela Cirne Dourado.

A mãe do pequeno William, Neide Bispo dos Santos, destacou que os equipamentos irão melhorar não apenas a qualidade de vida do filho, mas também dela. “Ótimo conseguir tudo isso sem um custo adicional. Isso vai melhorar a qualidade de vida dele e a minha também. A cadeira de rodas já melhorou bastante para mim. Depois que ele conseguir o restante vai melhorar ainda mais”, disse Neide.

Aquisição de equipamentos

Qualquer pessoa que tenha comprometimento neurológico e/ou deficiência física, sendo paciente do Cerpris ou não, pode solicitar avaliação para aquisição das órteses, próteses e mesas auxiliares de locomoção. “Esse paciente vai passar pelo médico ortopedista, pela assistente social e todos os profissionais que este paciente necessitar. Se for o caso dele precisar de órtese, prótese ou cadeira de rodas, ele será incluído na lista de espera que atualmente possui uma demanda reprimida”, destacou Marcela Cirne Dourado.

O Serviço Social do Cerpris funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O agendamento para avaliação é realizado no Cerpris, que fica localizado na Rua José Araújo, 205, bairro Santo Antônio (próximo à Delegacia da Mulher). O telefone para contato é o (74) 3612-1866.

Os materiais que mais são entregues pelo Cerpris são cadeiras de rodas, andador, próteses para pessoas amputadas, cadeiras de banho e muletas. O Cerpris atende 28 municípios da macrorregião norte da Bahia.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar