Prefeitura acompanha obras de programa que adapta imóveis de pessoas com deficiência em Juazeiro

Início Prefeitura acompanha obras de programa que adapta imóveis de pessoas com deficiência em Juazeiro

Contemplada pelo programa Transformar, da Prefeitura de Juazeiro, a dona de casa Maria Cabral de Lima esperava há quase dois anos para realizar o sonho de ter a sua casa adaptada. Moradora do Morrão, comunidade no entorno do bairro Dom José Rodrigues, Dona Maria é mãe de Marimel Monize Cabral da Mota, que tem deficiência. A dona de casa espera que a reforma dê mais autonomia para sua filha de 18 anos circular pela casa com mais independência. O sonho começou a se tornar realidade este ano, quando a reforma foi iniciada.

O programa é realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR).

“Eu não entendi porque demorou tanto para começar, porque eu fui a segunda contemplada, mas, agora que começou foi tudo muito rápido e a casa já está quase pronta. Estou muito feliz e ansiosa para curtir a minha casa nova. Ver minha filha circulando pela casa com mais independência”, declara Dona Maria.

Entre os itens incluídos na reforma estão a abertura de vão das portas, adaptação do banheiro, barra de acessibilidade, rampa de acesso, piso, revisão elétrica e hidráulica. “A obra é toda pensada para oferecer mais conforto e independência para os beneficiados. Então, além das adaptações para acessibilidade, intervimos também nas redes elétrica e hidráulica, e no acabamento da casa, com reboco, pintura, piso e janelas para dar mais ventilação e oferecer um ambiente arejado”, conta o engenheiro da SEDUR, Bismarck Cavalcanti, responsável pelo acompanhamento da obra.

O programa

“Esse é um programa que humaniza, é uma honra participar da sua execução. Atendemos pessoas em situação de vulnerabilidade social que teriam muita dificuldade para adaptar o seu imóvel e devolvemos uma casa mais confortável e preparada para as necessidades da pessoa com deficiência, priorizando as especificidades de cada contemplado. A prefeita Suzana Ramos acompanha cada obra e sempre pede o cuidado e o carinho da equipe com os beneficiários, tanto na execução do projeto, como no atendimento”, ressalta a diretora de Habitação da SEDES, Quisa Benevides.

Atualmente, o programa, que é realizado com recursos próprios do município, tem duas obras em execução correspondentes ao edital de 2019, no Morrão e no NH3. Em seguida, serão iniciadas as adaptações dos imóveis contemplados no edital de 2020.

Texto: Eneida Trindade – Ascom/SEDES/PMJ

Compartilhar