Prefeitura de Juazeiro apoia comemorações do Dia Municipal dos Povos de Terreiro

Início Prefeitura de Juazeiro apoia comemorações do Dia Municipal dos Povos de Terreiro

As comemorações do Dia Municipal dos Povos de Terreiro, nesta quarta-feira (8), foram marcadas por um lindo cortejo com os povos de terreiro em Juazeiro. Entoando cânticos tradicionais e carregando flores amarelas, os devotos das religiões de matriz africana deixaram um rastro de perfume de alfazema pelas ruas por onde passaram, do bairro Quidé até o rio São Francisco. A ação coordenada pelo Terreiro Ylê Asé Omynkayodé contou com o apoio da Prefeitura Municipal.

Realizado há mais de 10 anos, o cortejo Aguadê D’Oxum faz parte do calendário religioso da entidade religiosa e busca a manutenção das tradições e ancestralidades do povo de terreiro de matriz africana. “Nós estamos aqui para apoio e contribuir com o fortalecimento das tradições e das comunidades, contribuindo com a proteção dos locais de culto, os ritos e os espaços sagrados dessa população”, frisou a diretora de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Eva Suene, que acompanhou todo o percurso.

À frente do Cortejo, que também contou com a participação do Afoxé Filhos de Zaze, foi o babalorixá Erivaldo da Silva Rosa. No final do percurso, uma embarcação transportou as flores amarelas, levadas ao rio e entregues em oferenda para Oxum, orixá das águas doces, dos rios e cachoeiras.

Texto: Eneida Trindade – Ascom/SEDES/PMJ

Foto: Edinázio Dias/PMJ

Compartilhar