Prefeitura de Juazeiro finaliza programação do ‘Setembro Amarelo’ com ações nas Unidades Básicas de Saúde

Início Prefeitura de Juazeiro finaliza programação do ‘Setembro Amarelo’ com ações nas Unidades Básicas de Saúde

Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde,  realizou ‘sala de espera’ para falar sobre o ‘Setembro Amarelo’, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O ciclo de palestras é para finalizar a programação de ações deste mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município.

A ‘sala de espera’ aconteceu na UBS do bairro Palmares, com a palestra da equipe do  Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf). “A UBS é a porta de entrada dos atendimentos à comunidade. A médica da unidade do Palmares tira um dia do serviço de rotina para fazer atendimento em saúde mental. A partir desse atendimento, a gente identifica a necessidade de conversar com o nosso público sobre isso”, explicou a enfermeira e apoiadora do Distrito I/UBS Palmares, Cibelle Lopes.

Num momento com café da manhã, a abordagem do tema fez um alerta sobre os gatilhos do suicídio. “Estamos cuidando de pessoas e toda vida é importante. E nós trabalhamos num elo com a saúde especializada para ampliar o alcance naquilo que é importante para a saúde e o bem-estar da população”, finalizou Cibelle.

Atenção à Saúde Mental

O paciente em situação de tentativa de suicídio atendido nas Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro é encaminhado à Atenção à Saúde Mental que tem equipe de psicólogos e psiquiatras para o atendimento. O município possui três unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O CAPS II funciona na Rua Aracaju, nº 08, no Bairro Dom Thomaz. O CAPS AD fica na Rua Eliseu Martins, s/n, no bairro Novo Encontro (antiga unidade de saúde) e o CAPS Infanto-juvenil, na Rua Almirante Tamandaré, nº 177,  bairro Country Club.

Os CAPS são serviços portas abertas e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Texto: Maria Lima – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar