Prefeitura de Juazeiro realiza série de formações preparatórias para prova que avalia qualidade da educação básica

Início Prefeitura de Juazeiro realiza série de formações preparatórias para prova que avalia qualidade da educação básica

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), está realizando uma série de formações continuadas preparatórias para a Avaliação Nacional da Educação Básica (Saeb), que acontecerá entre os dias 8 de novembro a 10 de dezembro. A iniciativa é voltada para professores da Rede Municipal de Ensino, que atuam com 2º, 5º e 9º anos, e visa dar suporte pedagógico, também, para os profissionais recém-contratados e, oportunamente, preparar os estudantes para avaliação nacional. Os resultados da avaliação  geram dados para o desenvolvimento de políticas educacionais brasileiras.

A programação virtual será realizada até o mês de novembro e visa atender mais de 300 professores da Rede Municipal. As formações são conduzidas pelos formadores da Escola de Formação de Educadores Parlim (Efep) e abordam as habilidades básicas e competências da prova Saeb, dentro dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

“Essa é uma avaliação importante para definir o índice de qualidade da Educação Básica de cada município brasileiro. Preparar os professores é investir nos estudantes e contribuir para a construção de um ensino de qualidade em Juazeiro”, destacou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.

Prova Saeb

Antes aplicada de forma bianual, a partir de 2021 a prova Saeb será aplicada anualmente, de acordo com a Portaria Nº 250/2021. O resultado da avaliação nacional é utilizado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e dessa forma, criar, monitorar e aprimorar políticas públicas para esse segmento.

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Compartilhar