Programa ‘Cidade Empreendedora’ é apresentado ao Comitê Gestor Municipal e promove integração de agentes para ações inovadoras em Juazeiro

Início Programa ‘Cidade Empreendedora’ é apresentado ao Comitê Gestor Municipal e promove integração de agentes para ações inovadoras em Juazeiro

Foi realizada na tarde da última quinta-feira (12), a reunião de apresentação do Programa ‘Cidade Empreendedora’ aos membros do Comitê Gestor Municipal e Agentes de Desenvolvimento. O projeto é desenvolvido a nível nacional pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de engajar a gestão pública e contribuir para o desenvolvimento local. Na ocasião, foram apresentados os eixos de atuação e o papel de cada ator no funcionamento do Programa. Participaram do encontro, membros do poder legislativo, instituições da sociedade civil – CDL e Sindilojas, e secretários municipais.

De acordo com Carlos Cointeiro, gerente regional do Sebrae, em 11 anos à frente do órgão, é a primeira vez que o município de Juazeiro promove debate em prol da cidade, fator positivo para despertar um olhar diferenciado sobre o que se quer alcançar. “O movimento ‘Cidade Empreendedora’ é um projeto para se trabalhar integrado e que depende da união entre todas as secretarias, poder legislativo, empreendedores e entidades. Trata-se de um trabalho para a eternidade. É um desafio, mas é preciso fazer um esforço para transformar nossa cidade num bom lugar para se viver, empreender e gerar emprego”, afirma Cointeiro.

Para o titular da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) Carlos Neiva, a missão do Programa, e a necessidade da formação do Comitê Gestor, nada mais é do que a junção de todas as secretarias, para estruturar e fazer de Juazeiro uma cidade que já é vocacionada para ser grande. “O que o Sebrae faz é uma coisa extremamente valiosa, que é colocar a qualidade técnica deles à disposição das secretarias. Somos um conjunto comandado pela prefeita Suzana Ramos, mas precisamos ter unidade para agilizar e contribuir com o avanço de cada trilha. Não dá pra se pensar em um município que quer evoluir, discutindo de maneira isolada”, declara Neiva.

Eixos de atuação

Totalmente gratuito, o ‘Cidade Empreendedora’ trabalha com cinco temas, os chamados eixos de atuação. São eles: Comitê Gestor Municipal – com o desenvolvimento de ações, educação empreendedora, como concorrer às compras públicas e da agricultura familiar, desburocratização de processos – ação já iniciada pela ADEAP, juntamente à Sala do Empreendedor, na simplificação dos mecanismos de aberturas de empresas, e investimentos em inovação e sustentabilidade.

Texto: Milena Pacheco – Ascom/ADEAP/PMJ

Compartilhar