SAAE Juazeiro inicia detalhamento topográfico do sistema de esgoto da cidade para melhorar serviço

Início SAAE Juazeiro inicia detalhamento topográfico do sistema de esgoto da cidade para melhorar serviço

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro iniciou essa semana o cadastramento de todas as redes coletoras de esgoto e seus dispositivos de inspeção e limpeza, chamados de PV (Poços de Visita) e CI (Caixas de Inspeção), através do georreferenciamento de todos esses pontos.

Esse trabalho tem como finalidade construir a base cadastral do sistema para determinação das bacias de contribuição das estações elevatórias de esgoto, e é primordial para avaliação técnica do sistema implantado. De acordo com o Engenheiro de Obras e Saneamento, Técio Faustino, através dessa ação será possível avaliar a demanda real de Juazeiro.

 “Vamos avaliar os trechos e propor melhorias para sanar problemas operacionais de manutenção recorrentes. O SAAE, hoje, trabalha com seis caminhões hidrojateadores executando a manutenção do sistema”, explicou Técio

O engenheiro explicou ainda que as equipes estão neste mesmo levantamento cadastrando todos os sistemas de micros drenagem do centro antigo para também identificar os possíveis pontos de comunicação entre drenagem e redes de esgotamento para suprimir essas ligações e propor novas soluções para esses escoamentos.

“Essa ferramenta será fundamental para melhor desempenho das equipes, principalmente para execução das limpezas preventivas que garantem a diminuição dos registros de extravasamentos em vários pontos dos bairros que compõem especialmente o centro antigo de Juazeiro”, conclui Técio Faustino.

Texto: Fabíola Paiva – Ascom/SAAE/PMJ

Compartilhar