Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza busca ativa para mutirão de cirurgia de catarata

Início Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza busca ativa para mutirão de cirurgia de catarata

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) realizou busca ativa de pacientes do município que necessitam da realização de cirurgia de catarata. O procedimento será realizado pelo estado, através de uma empresa conveniada, no Hospital São Lucas durante um mutirão que vai acontecer na próxima semana.

“Como nos foi solicitado, fizemos um levantamento da demanda reprimida de pacientes que precisavam desta cirurgia aqui no município. Nós oferecemos este serviço pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Então, a Sesau fez a busca ativa dessas pessoas e está enviando a lista, como pedido, ao Hospital São Lucas”, disse a diretora de Regulação, Controle e Auditoria, Renata Pinto.

Além dos pacientes na demanda via TFD, também foi feito o levantamento com a Atenção Básica.  No mutirão, estão sendo disponibilizadas 120 vagas por dia, durante três dias. “O paciente é encaminhado para a triagem no Hospital São Lucas e lá o médico encaminha ou não para a cirurgia de catarata”, disse a gerente do TFD, Ana Laura Campelo.

As cirurgias já iniciam na próxima semana. Os documentos necessários para a triagem são RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e a requisição médica para o procedimento e devem ser levados até a segunda-feira (29) pela manhã no setor de TFD ou Regulação.

José Francisco Filho estava aguardando para fazer o procedimento via TFD e, contente, já colocou o nome para a triagem. “Quando fiquei sabendo vim logo aqui. Fica muito melhor fazer aqui em Juazeiro”, disse.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar