Secretário de Saúde conhece tratamento modelo de equoterapia em Salvador para uso na reabilitação de pacientes em Juazeiro

Início Secretário de Saúde conhece tratamento modelo de equoterapia em Salvador para uso na reabilitação de pacientes em Juazeiro

O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, fez uma visita técnica nesta quarta-feira (20) à Associação Bahiana de Equoterapia (ABAE) em Salvador, na capital do estado. O objetivo foi conhecer o modelo terapêutico de reabilitação com uso de cavalos que é praticado na ABAE há 30 anos, para aplicar no projeto do Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco (CEVASF).

O projeto do CEVASF já existia, mas estava parado no município. A terapia da ABAE funciona na cavalaria montada da Polícia Militar (PM), em Salvador. Para o secretário Fernando Costa, a visita técnica foi de extrema importância. “Presenciamos uma terapia de reabilitação com a convivência com cavalos que tem efeito muito positivo em pacientes. Sem dúvidas, a parceria entre a Secretaria de Saúde, PM, UNEB, CEVASF e a troca de experiência com Dona Maria Cristina, Presidente e Fundadora da ABAE, só trará ganhos para os pacientes de Juazeiro que precisarão do projeto”, disse o secretário.

(Foto: PMJ)

Os pacientes em Juazeiro ingressarão no projeto do CEVASF através da Secretaria de Saúde, pelo Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris), que atende várias demandas, como pacientes neurológicos, crianças com paralisia cerebral, adultos com traumatismo craniano, AVC, síndromes e atrasos no desenvolvimento global.

A diretora do Cerpris, Verônica Pesqueira falou sobre a parceria firmada pela prefeitura. “Nunca houve a prática, pois havia a necessidade da parceria com a Prefeitura de Juazeiro. O secretário de Saúde entendeu o objetivo da equoterapia e a sua importância na reabilitação dos pacientes e agora o projeto ganhou uma nova fase”, destacou Verônica.

A intenção é que as práticas de equoterapia iniciem no CEVASF no mês de novembro. “Por meio deste projeto e da parceria firmada, cedendo os profissionais e o Cerpris para ser a porta de entrada para a equoterapia, ele está trabalhando na atenção aos cuidados com a pessoa com deficiência”, finalizou a diretora do Cerpris.

Participaram da visita técnica, além do secretário, Fernando Costa, a presidente do CEVASF, Regina Lúcia Neves de Freitas e demais componentes; representante da Polícia Militar subtenente Givanildo Romualdo de Souza; e a diretora do Cerpris, Verônica Pesqueira. O grupo foi recebido pela presidente da ABAE, Maria Cristina Guimarães Brito.

Equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial para habilitar ou reabilitar pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar