Serviço oferecido pelo Centro POP de Juazeiro possibilita volta para casa de pessoas em situação de rua

Início Serviço oferecido pelo Centro POP de Juazeiro possibilita volta para casa de pessoas em situação de rua

Movimentos migratórios são eventos constantes no Brasil e em outros países. É comum o deslocamento de pessoas para cidades maiores ou menores, em busca de oportunidades de emprego ou melhores condições de vida. Entretanto, nem sempre essas expectativas são atendidas e quando o sonho de viver em outra cidade não dá certo, o migrante pode se encontrar em uma situação de rua, sem recursos para retornar ao seu município de origem. 

Pensando em acolher essas pessoas, a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), disponibiliza um serviço que torna esse retorno possível. “Nós fazemos uma busca ativa entre os usuários que procuram o Centro POP e identificamos pessoas que têm o desejo de retornar à sua cidade natal. Apenas no mês de fevereiro cinco pessoas já foram atendidas pelo serviço”, conta a diretora de Proteção Especial da SEDES, Sandra Faustino. 

De acordo com o gestor da SEDES, Teobaldo Pedro, um critério importante para receber o benefício é que a família do usuário aceite recebê-lo. “O nosso trabalho não é apenas entregar uma passagem. É uma ação de cuidado com o próximo. Esse usuário é ouvido por nossa psicóloga e por uma assistente social, posteriormente buscamos reforçar seus vínculos familiares e só depois de restabelecido o vínculo, ele é embarcado em um transporte direto para a sua cidade de origem”, explica o secretário. 

O serviço é direcionado para pessoas em situação de rua e, para ter acesso, o usuário deve procurar o Centro POP, localizado na Rua Almirante Custódio Melo – Country Club. 

Texto: Eneida Trindade – Ascom/SEDES/PMJ

Compartilhar