‘Teste do coraçãozinho’ é implantado no Hospital Materno Infantil de Juazeiro

Início ‘Teste do coraçãozinho’ é implantado no Hospital Materno Infantil de Juazeiro

O Hospital Materno Infantil de Juazeiro já está realizando mais um exame nos bebês nascidos na unidade. Além do teste da orelhinha e do olhinho, os recém-nascidos já fazem também o teste do coraçãozinho ainda na maternidade, antes de receberem alta. O teste do coraçãozinho iniciou este mês de agosto e atende aos protocolos de exigência do Ministério da Saúde, como um exame que integra a triagem neonatal.

Ele é realizado nas primeiras 24 a 48 horas de vida do bebê e detecta possíveis cardiopatias. “Agora todos os bebês que nascem aqui na Maternidade já saem com o teste do coraçãozinho realizado. Isso é bom para eles e para as mães que ficam mais tranquilas”, disse a coordenadora de enfermagem do Hospital Materno Infantil de Juazeiro, Érica Góes. Em caso de detecção de cardiopatia, o bebê é encaminhado ao cardiologista.

O “teste do coraçãozinho” é rápido e dura menos de cinco minutos. “Estamos oferecendo mais um serviço para completar a exigência do Ministério da Saúde. Isso é um avanço”, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

Triagem Neonatal na Maternidade de Juazeiro

O teste do coraçãozinho feito no bebê ainda na maternidade é mais um exame para garantir a saúde dos pequenos e traz mais comodidade às mães. No Hospital Materno Infantil de Juazeiro também são realizados nos recém-nascidos, além do teste do coraçãozinho, o teste da orelhinha e do olhinho e a aplicação das primeiras vacinas BCG e Hepatite B.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar